domingo, 19 de janeiro de 2025

tempo

 


O Tempo!

És um senhor tão bonito / Quanto a cara do meu filho/Tempo, tempo, tempo, tempo[!] Composição: Caetano Veloso.

Há um ditado iorubá que diz: "Exu matou um pássaro ontem com uma pedra que só jogou hoje", este provérbio mítico é carregado de simbolismos e nos traz reflexões sobre o tempo, o espaço, a espiritualidade, a memória e à ancestralidade.

Pedindo agô/licença a Èṣù/Exú/Aluvaiá/PomboNjila/Elegua/Eleegbara, senhores de todos os caminhos, considerados o “oluwá onà”, o dono das encruzilhadas, o “elebó”, senhor do “ebó”, a boca que tudo come, a deidade que abre, principia os caminhos, instaura as possibilidades, desencadeia as oportunidades, o senhor do movimento e da comunicação.

Desmistificando ainda mais este ditado, ele traz significados de que o esférico Èṣù/Exú:

... é o princípio, a força motriz de Olorun, o qual não tem começo, nem meio e nem fim.

... em seus poderes e em seus mistérios ele atravessa o tempo. 

...nos ensina que as ações novas e melhores de hoje podem reinventar o passado.

... nos orienta de que as lições e acontecimentos pretéritos são recursos a serem resgatados e refletidos. 

...nos inspira que é sábio reconhecer e recuperar o conhecimento ancestral para compreender, entender e melhorar o presente e poder prospectar o futuro.

Èṣù/Exú é a esfera que não tem início nem fim, o giro, o movimento que elabora todas as oportunidades. A divindade que deu forças aos antepassados para lutar e resistir contra a intolerância, mantendo a cultura, os dogmas, os costumes e os fundamentos semeados pelos nossos mais velhos, que devem ser colhidos e cultivados por nós.

Èṣù/Exú é o Orixá interlocutor entre Orun/Aiyê, o sagrado mensageiro dentre os demais Orixás, sem Èṣù/Exú o Orun não nos vê, não nos percebe e não nos ouve.

Vale muito referenciar Èṣù/Exú e lembrar sempre que ele é o senhor de todos os caminhos, de todos mesmo! Ele é capaz de reinventar lugares e memórias, ensinando a reinterpretar o que passou, subverter o tempo e orientar quem de fato e com fé o louva.

Eepa Esú!

Laroye!

Mojùbá Èṣù!

K'Òba Laroyê Ėsù

Lààlúpo!

Ou simplesmente ALÚPÔ!

Nota: não precisamos de outra deidade de outras culturas acrescentada aos nossos ritos para louvar e interpretar o tempo, Exú Bará e seus homônimos tem esta prerrogativa desde sempre! Axé Odara!


segunda-feira, 21 de outubro de 2024

A segunda-feira

 AS INSPIRAÇÕES DE UMA SEGUNDA-FEIRA

SEGUNDA-FEIRA, ou seria a 

PRIMEIRA-FEIRA?

    Mas confie! A sagrada segunda-feira nos traz inspirações, mesmo sendo um dia para quebrar a rotina, do qual muitos reclamam, de acordar cedo ou ter um horário "duro" para a labuta, é com certeza o dia que se sente esta força, de tudo se iniciar e reiniciar, por isso, busquemos entender que precisamos reativar a energia de (re)começar todas as atividades necessárias para buscar a prosperidade e seguir nossa missão

    Esta dádiva nos é dada e guiada pelo força que nos dá a primazia, a energia afortunada da iniciativa de Pai Bará, lalúúpo! Guiados somos também neste dia, pela força da espada, da forja, do martelo e da bigorna, do trabalho de pai Ogum, Ogum yê! ...e também pelo dinamismo, pela valentia e ousadia de mãe Oyá! Eparrey!

    Assim, sigamos inspirados, firmes e fortes em busca do nosso crescimento material e espiritual!

Axé odara meu povo!!! ✨🗝️⚔️🛡️⚡✨

Por Ramão de Oxalá.
SABIARXO - Ilê Axé Reino de Xangô e Oxalá
https://www.instagram.com/sabia_rxo/ 
https://www.facebook.com/reinodexangoeoxala 

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Ogum e Oyá

 Ogum e Oyá, Oyá e Ogum, para muito além de apenas um caso de amor...

✨⚡️💥
A Pai Ogum e Mãe Oyá, rogo que nos concedam saúde, bons caminhos, proteção e energias para seguir nossa missão e ir em busca de nossos objetivos.
⚔️🛡🗡

A filosofia africana é rica e fantástica quando conta em seus Ìtàn Òrìsà (histórias dos Orixás) de quando Oyá deixou Ogum e foi viver com Xangô, porém, cabe sempre lembrar de não se trata apenas de um caso de amor comum não, uma vez que ela, Oyá é a personificação do ar, o vento que pode ser seco, calmo, morno, pode ser uma brisa, úmida e refrescante, assim como pode ser tempestivo e feroz, o ar, que está em tudo, tudo mesmo, na água, nos alimentos, na atmosfera, este mesmo ar causa um fenômeno no ferro, a oxidação e a corrosão, que são imperativos fatais para a natureza metálica de Ogum... foi assim que Oyá partiu para longe de Ogum, pois o amava e jamais admitiria o seu fim... ela é este mesmo ar, o afẹfẹ que é vital para o fogo de Xangô... Assim a sabedoria yorubá nos lega conhecimentos milenares, assim, legam e nos ensinaram, muito antes do resto do mundo, a conhecer e dominar a tecnologia do fogo e a manipulação dos metais... 

Texto de RamãoDeOxalá 
Crédito da imagem de #felipecaprine
Publicado em 09/06/2022 em:
https://www.facebook.com/photo/?fbid=729880864728423&set=a.101888134194369 

Ver menos


terça-feira, 19 de março de 2024

Xango_IansaOya

 

A força que vem de #oyó! ...o ar vital que alimenta o vigor do fogo, o poder do raio e a potência do trovão, a força robusta e a fúria vivaz, a perspicácia e a justiça, o amor e a paixão! O vigor e a robustez, fortalezas nossas vestidas de valentia e razão: #Eparrey #Oyá #Iansã, senhora das tardes vermelhas de #Xangô, #Kawò #Kabiyesile! #Agandju #Nzàzi #Matamba #bamburucema

✨🌟✨⚡️ Por Ramão DeOxalá em IARXO - Ilê Axé Reino De Xangô E Oxalá

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Dona dos bons pensamentos


Sagrada mãe! Nos conceda sempre a saúde do corpo, mental e espiritual! Senhora dos pensamentos, nos abençoe com boas ideias e nos livre das incertezas e das conspirações inúteis! Como diz o jargão: nos dê pensamentos auspiciosos e produtivos! pois de picuinhas e mesquinharias, o mundo está repleto!!! Odoiyá! 💦

Por @RamãodeOxalá

https://www.facebook.com/ramao.deoxala 

sexta-feira, 9 de junho de 2023

rostos

#INQUIETUDES #Semblantes #Sagrados! Entendedores entenderão a imagem.

Certa vez, fui desafiado, nestas rodas de conversa sobre a ancestralidade e de tudo que circula sobre as características de nossos longínquos ancestrais, onde afirmava de que todos os homens e mulheres do planeta poderiam e podem ser omorisás/omorixás (filhos de Orixás) dos quais, carregamos a carga de energia que nos rege, assim como o arquétipo daqueles que comandam e governam nossos Orís. Foi então que o desafiador me indagou se seria possível e qual a explicação para que um asiático ou europeu, por exemplo, seja regido por uma das forças de Olorun? Foi então que respondi, explicando que a humanidade surgiu e depois emigrou do solo africano para os demais lugares mundo, logo, todos no planeta podem ter tais regências sagradas dos #Orixás! Por Ramão DeOxalá em IARXO - Ilê Axé Reino De Xangô E Oxalá 

https://www.facebook.com/reinodexangoeoxala/posts/pfbid0pJrM99dRYqKy5St5YxKpdzvZRgXm9A9PefRrwgBWFrBAHDy7vWSSFE9MRnQVA642l

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Yeyemonja

OMIODÔ! ODOYÁ! 

Salve o elemento água que nos constitui e permite a vida no mundo... só há vida quando há Omi(agua) Odô(rio). Salve Yèyé(mãe) omo(filhos) ejá(peixes)... a evolução que provém da água... 💧💦🌊 metáfora da sabedoria Yorubá para o surgimento da vida e da evolução das espécies provindas das águas... omí! 

Por Ramão DeOxalá em Ilê Axé Reino De Xangô E Oxalá





tempo

  O Tempo! És um senhor tão bonito / Quanto a cara do meu filho/Tempo, tempo, tempo, tempo[!]  Composição: Caetano Veloso. Há um ditado ...