Salve Oyá Ménsãn, Yansã, senhora do entardecer, dos ventos e das transformações... Epareeey Oyá!
Rogo para que Oyá traga os ventos da prosperidade e da alegria para nossas vidas.
Que na roda da sua saia leve todos os males, todo o feitiço, todo o quebranto, toda a praga, toda a perturbação... e sopre sobre nós a brisa da saúde, da paz, da calmaria e da felicidade!
Mãe mensageira, mulher de Ògúm e Şàngó
Ợya corajosa que ao despertar carrega a espada junto a Ogum
Ợya é o brilho do lume e das labaredas
Ợya nos defende na guerra
Ợya é combate na política, mas traz as alianças da conciliação
Oyá é o ar, é a química que está em todos os elementos
Saudamos Ợya! Eparrey! Senhora do vento da vida e da morte
Ợya, todos os meus respeitos
Ợya eu te saúdo, olhai por mim
Ợya por todos nós!
Àse.
O nome de Yansã provém de um título que Oyá recebeu de Xangô, onde o Rei de Oyó fazia referências ao arrebol do entardecer. Oyá Yansã ou Iyá-Mésàn quer dizer "A Mãe do céu rosado", ou "A mãe do entardecer" ou ainda a "Mãe dos nove céus".
"Obá Xangô a chamava assim pois dizia que ela era tão radiante como o vermelho entardecer..."
